Osteoporese e Distúrbios Ósseos

A osteoporose é a principal causa de fraturas na população acima de 50 anos. É uma doença silenciosa que afeta especialmente as mulheres na pós‐menopausa e idosos e tem elevada taxa de morbimortalidade. O principal objetivo do tratamento da osteoporose é a prevenção das fraturas.

Uma fratura devido à osteoporose ocorre a cada 3 segundos em todo o mundo, com fraturas marcantes na coluna e quadril, levando a mortalidade, morbidade e enorme custos sociais.

Uma em cada três mulheres idosas e um em cada cinco homens mais velhos sofrerá uma fratura por fragilidade após a idade 50 anos.

A identificação dessa população de risco através do diagnóstico e tratamento precoces é de fundamental importância.

O exame para rastreio se chama densitometria óssea, é um exame de imagem que analisa a densidade mineral da coluna e fêmur, rápido, indolor, sem necessidade de sedação e com baixa dosagem de radiação.

Ele é indicado para mulheres acima de 65 anos, homens acima de  70 anos  ou pacientes com fatores de risco para osteoporose.

Vários medicamentos estão disponíveis para o tratamento da osteoporose em mulheres na pós-menopausa. Nas últimas décadas, a maioria dos pacientes que necessitam de intervenção farmacológica receberam medicamentos anti-reabsortivos como terapia de primeira linha. No entanto, ensaios randomizados recentes em pacientes com osteoporose grave demonstraram que os agentes anabólicos reduzem as fraturas em maior extensão do que os medicamentos anti-reabsortivos.

Veja também

Clique abaixo e conheça outros tratamentos

Se você tem alguma dúvida sobre os tratamentos que ofereço, entre em contato.