Obesidade

A Organização Mundial de Saúde afirma: a obesidade é um dos mais graves problemas de saúde que temos para enfrentar.

Em 2025, a estimativa é de que 2,3 bilhões de adultos ao redor do mundo estejam acima do peso, sendo 700 milhões de indivíduos com obesidade, isto é, com um índice de massa corporal (IMC) acima de 30.

No Brasil, essa doença crônica aumentou 72% nos últimos treze anos, saindo de 11,8% em 2006 para 20,3% em 2019.

Já em relação à obesidade infantil, o Ministério da Saúde e a Organização Panamericana da Saúde apontam que 12,9% das crianças brasileiras entre 5 e 9 anos de idade têm obesidade, assim como 7% dos adolescentes na faixa etária de 12 a 17 anos.

A obesidade consiste em uma doença crônica associada ao excesso de gordura corporal, com etiologia complexa e multifatorial.

A definição mais utilizada é baseada no índice de massa corpórea (IMC), que retrata o grau de corpulência, porém sem definir exatamente o conteúdo corporal de gordura ou de massa magra. A adiposidade localizada na região central do corpo, mais especificamente a abdominal, está associada a um maior risco cardiometabólico, dessa maneira é muito importante a avaliação da medidas do paciente como peso, altura, IMC, circunferência de cintura, circunferência de quadril e métodos para avaliação de composição corporal.

Veja também

Clique abaixo e conheça outros tratamentos

Se você tem alguma dúvida sobre os tratamentos que ofereço, entre em contato.